terça-feira, 28 de maio de 2013

Menos um Nome ou Um Nome de Verdade para Vc Chamar de Seu Depois da Negação da Negação


Às vezes me dá uma certa instabilidade essa heteronimia, que são todos este nomes próprios que, conforme o objeto símbolo que uso para fotografar ver olhar ser, uso
Mas é tudo ilusão de ótica, agora sei.
Não há como constatar se alguma coisa está perto ou longe

Por isso vou dar por encerrada essa experiência com Spin Perto, uma vez que as pessoas não vão entender de forma instantânea, como exige a velocidade da internet e, para evitar ter que ficar a explicar o tempo todo que: Spin Perto quer dizer que, se não chegarmos bastante próximos a um determinado objeto, inevitavelmente cairemos no pré-conceito, asssim como ocorreu comigo quando vi, de longe a foto do filho de Edney Antunes, bem como também a fotografia Teresina 6, de Vitor Pordeus, no Facebook
Enfim, menos um nome personagem, não se conversa mais nisso e, papo encerrado, fui
Na verdade essa inconstância deve ser, e é, por causa dessa bandidagem do Google
Preciso de um médico urgente para ver estas coisas, aliás, essa coisa de usar artista como curador não deu certo, eles não são do ramo, inclusive isso não bate com a realidade spin que, no caso, manda que procuremos curador de doenças (pathos) e não de poiesis, lembro que o João Batista, que era meu vizinho(perto, talvez,..,,), era filósofo clínico e, como mudou daqui não sei como estar, vou dar uma olhada no Google,,,achei outro, o nome dele é Goya, vou agendar uma consulta

INTRODUÇÃO
Estão abertas as inscrições, via e-mail, com as pré-matrículas da Formação de Base em Filosofia Clínica/GYN. Com o mínimo de quinze (15) alunos interessados, daremos início à turma de 2013.
APRESENTAÇÃO
filósofo clínico é um profissional liberal de nível superior, que pratica sua profissão em consultórios, hospitais, escolas, empresas ou em quaisquer espaços de relações interpessoais. No uso de suas metodologias específicas, a Filosofia Clínica não trabalha com noções médicas ou psicológicas de saúde e doença, isto é, de “normalidade” versus “patologia”, nem com teorias e tipos psicológicos de personalidade. Em anexo vai, gratuitamente, o meu livro (em PDF) “A Escuta e o Silêncio. Lições do diálogo na Filosofia Clínica”, que apresenta ao leitor a teoria e a prática da Filosofia Clínica, com um estudo de caso.
Filosofia Clínica é uma orientação existencial terapêutica, fundamentada na filosofia acadêmica, que ajuda pessoas a se conhecerem (a si, aos outros e ao mundo entorno), a reverem seus conceitos de vida, de valores, de práticas, seus sentimentos, sensações, pensamentos, e outros, a fim de que possam e saibam se cuidar. Enquanto filosofia do cuidar, da práxis, é uma ética da alteridade que objetiva orientar a estrutura de pensamento subjetiva de cada pessoa, ajudando-a nos seus processos de autonomia de vida. Tanto quanto possível e desejável – com profundo respeito à liberdade de pensamento individual – o filósofo clínico ajuda as pessoas a se tornarem mais fortes e mais capazes para enfrentarem escolhas e momentos difíceis da caminhada. A Filosofia Clínica trabalha para a autenticidade do ser. Para saber mais, visite os sites:
Por se tratar de uma formação de terapeutas, de cuidadores da relação humana, seja no nível teórico e ou na prática profissional, é um curso livre, isto é, não possui nem busca obter a chancela do MEC. É plenamente válida para o mercado de trabalho nos diversos segmentos da sociedade como uma prática de orientação existencial, seja como terapia, capacitação pedagógica, gestão empresarial de pessoas, e outros. Não é pré-requisito possuir graduação em Filosofia.
A formação em Filosofia Clínica em Goiânia/GO é responsabilidade única do filósofo clínico e professor titular Will Goya, e é certificada pela ANFIC – Associação Nacional de Filósofos Clínicos (http://www.anfic.org), de acordo com as normas da Comissão de Implantação de Cursos e do seu Conselho de Ética. Este curso de 19 módulos habilita somente à pesquisa na área. Quem é graduado em nível superior recebe ao final o título de “Especialista em Filosofia Clínica”. Aqueles que não têm graduação e desejarem fazer essa Formação, também serão certificados ao final, enquanto “Curso de Extensão em Filosofia Clínica”.
PÚBLICO DE INTERESSE
Quaisquer pessoas interessadas em refletir e atuar sobre conceitos e pré-conceitos, teorias e práticas da Filosofia Clínica; sobre questões existenciais que envolvem o ser humano diante das alegrias e crises da vida. Com uma visão geral sobre o que é a Filosofia, o curso apresentará a teoria e a prática da Filosofia Clínica, sua gênese, funcionalidades e atuação na vida cotidiana e profissional.
Profissionais de todas as áreas: filósofos, advogados, professores, psicólogos, médicos, sacerdotes e religiosos em geral, empresários, estudantes, mães, donas de casa e outros.
Após a Formação de Base em Filosofia Clínica, os Especialistas poderão se candidatar àFormação Avançada em Filosofia Clínica, com o objetivo de se qualificarem para a prática terapêutica de atendimentos, com habilitação clínica profissional certificada pela ANFIC, obtendo o título de “filósofo clínico” após os pré-estágios e estágios clínicos. Somente poderão exercer profissionalmente a clínica os graduados em Filosofia que também sejam filósofos clínicos. Médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais podem utilizar parte do que aprenderam em Filosofia Clínica em suas atividades, enquanto pesquisadores, Especialistas em Filosofia Clínica, mas não poderão se intitular filósofos clínicos.
OBJETIVOS
v    Pensar filosoficamente nossos conceitos e pré-conceitos e, ainda mais de perto, estudar os conflitos humanos através da filosofia acadêmica;
v    FORMAR TERAPEUTAS, seja para o exercício profissional da clínica (como filósofos clínicos), seja para a qualificação de competência pessoal diante dos relacionamentos (enquanto cuidadores);
v    Adquirir conhecimento de si próprio E DOS OUTROS nas múltiplas manifestações da consciência, exercitando a prática clínica dessas lições;
v    SABER RESPEITAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, o mais próximo possível do jeito que a própria pessoa gostaria de ser conhecida e respeitada, sob os critérios subjetivos dela;
v    SABER AVALIAR E FAZER ESCOLHAS SUBJETIVAS NOS INSTANTES DE CRISES, seja na própria vida ou diante daqueles em que se pode conhecer a historicidade pessoal, com profundo respeito aos limites e diferenças de cada um;
v    UTILIZAR A METODOLOGIA CLÍNICO-FILOSÓFICA EM ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS PARA GESTÃO DE PESSOAS, por meio de consultorias em recursos, valores e potenciais humanos, em empresas, escolas e outros;
PRÉ-MATRÍCULA E MATRÍCULA
Os interessados devem enviar um email para o prof. Will Goya (willgoya@gmail.com), manifestando o seu interesse na Formação, com seu mini-currículo ou pequeno histórico pessoal, além dos dados pessoais (nome completo, RG, CPF, endereço e telefones de contato).
Os interessados serão solicitados a efetivarem sua matrícula com o pagamento da taxa de R$ 50,00, ganhando material didático (livros, vídeos e apostilas em CD-ROM) e o preenchimento de uma ficha de inscrição e contrato.

Mais informações, diretamente com o prof. Will Goya (62) – 8211.2000.


PROFESSOR TITULAR (e professores convidados) – Will Goya, filósofo clínico


INÍCIO DAS AULAS – 23/02/2013


HORÁRIO DAS AULAS – um sábado por mês (o último): 09h00 – 12h00 / 14h00 – 18h00


TEMPO DE CURSO - 19 meses de curso – 237 h/a


INVESTIMENTO – 19 parcelas de R$ 200,00 reais


LOCAL – Av. C-07, quadra 79, lote 06, casa 02, Setor Sudoeste, Goiânia, Goiás.
Referência: rua ao lado do Córrego Cascavel – uma rua após a ponte, de quem vem do centro pela Av. T-07. Há quatro bananeiras na calçada.
Para ver o mapa online (“Ctrl” + clicar na frase):   Mostrar no Google Maps



v  133 horas diretas, em 18 módulos;
v  64 horas de elaboração e acompanhamento de um artigo de Filosofia Clínica;
v  40 horas de EAD (Ensino a Distância).
PROGRAMA E CRONOGRAMA GERAL
Aula 01
23/FEV/13
Noções Gerais de Filosofia Clínica I
  • O que é Filosofia? Conceitos e preconceitos.
  • O que é filosofia clínica? Uma visão panorâmica. Noções introdutórias de fundamentação teórica e prática da Filosofia Clínica.
  • Diferenciações: ciência, arte, religião e tradições do senso comum.
  • Teoria, prática e práxis na filosofia clínica.
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 02
30/MAR/13
Noções Gerais de Filosofia Clínica II
  • Como ler e pensar filosoficamente.
  • Um olhar fenomenológico sobre o partilhante na terapia, o outro.
  • Filosofia e a arte de clinicar: elementos clássicos da tragédia grega na prática de consultório.
  • A ética da escuta: as linguagens da escuta, do silêncio e da aproximação. Autonomia e alteridade nas relações terapêuticas.
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 03
27/ABR/13
Noções Gerais de Filosofia Clínica III
  • Estrutura do Pensamento e Submodos.
  • Exames categoriais – do julgamento filosófico e da prática clínica:
  • Assunto
  • Circunstância
  • Tempo
  • Lugar
  • Relações
  • Metodologias da prática clínica: historicidade, dados divisórios, enraizamentos, agendamentos, autogenia, interseções, planejamento clínico, uso de submodos e outros.
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 04
25/MAI/13
Estrutura de Pensamento I
  • T1. Como o mundo parece (fenomenologicamente);
  • T2. O que acha de si mesmo;
  • T3. Sensorial e Abstrato;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 05
29/JUN/13
Estrutura de Pensamento II
  • T4. Emoções;
  • T5. Pré-juízos;
  • T6. Termos agendados no intelecto;
  • T7. Termos: Universal, Particular, Singular;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 06
27/JUL/13
Estrutura de Pensamento III
  • T8. Termos:
•   Unívoco,
•   Equívoco;
  • Ø T9. Discurso:
•   Completo
•   Incompleto;
  • T10. Estruturação de raciocínio;
  • T11. Busca;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA

Aula 07
31/AGO/13
Estrutura de Pensamento IV
  • T12. Paixões dominantes;
  • T13. Comportamento & função;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 08
28/SET/13
Estrutura de Pensamento V
  • T14. Espacialidade:
•   Inversão;
•   Recíproca de inversão;
•   Deslocamento curto;
•   Deslocamento longo;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 09
26/OUT/13
Estrutura de Pensamento VI
  • T15. Semiose;
  • T16. Significado;
  • T17. Padrão & Armadilha conceitual;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 10
30/NOV/13
Estrutura de Pensamento VII
  • T18. Axiologia;
  • T19. Tópico de singularidade existencial;
  • T20. Epistemologia;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 11
28/DEZ/13
Estrutura de Pensamento VIII
  • T21. Expressividade;
  • T22. Papel existencial;
  • T23. Ação;
  • T24. Hipótese;
  • T25. Experimentação;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 12
25/JAN/14
Estrutura de Pensamento IX
  • T26. Princípios de verdade;
  • T27. Análise da estrutura;
  • T28. Interseções de estrutura de pensamento
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 13
22/FEV/14
Estrutura de Pensamento X
  • T29. Dados da matemática simbólica (uma introdução);
  • T30. Autogenia;
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 14
29/MAR/14
Submodos Existenciais I
  • S1. Em direção ao termo singular
  • S2. Em direção ao termo universal
  • S3. Em direção às sensações
  • S4. Em direção às ideias complexas
  • S5. Esquema resolutivo
  • S6. Em direção ao desfecho
  • S7. Inversão
  • S8. Recíproca de inversão
  • S9. Divisão
  • S10. Argumentação derivada
  • S11. Atalho
  • S12. Busca
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 15
26/ABR/14
Submodos Existenciais II
  • S13. Deslocamento curto
  • S14. Deslocamento longo
  • S15. Adição
  • S16. Roteirizar
  • S17. Percepcionar
  • S18. Esteticidade
  • S19. Esteticidade seletiva
  • S20. Tradução
  • S21. Informação dirigida
  • S22. Vice-conceito
  • S23. Intuição
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
Aula 16
31/MAI/14
Submodos Existenciais III
  • S24. Retroação
  • S25. Intencionalidade dirigida
  • S26. Axiologia
  • S27. Autogenia
  • S28. Epistemologia
  • S29. Reconstrução
  • S30. Análise indireta
  • S31. Expressividade
  • S32. Princípios de verdade
  • OFICINAS DE CLÍNICA FILOSÓFICA
  • Ação
  • Hipótese
  • Experimentação
Aula 17
28/JUN/14
  • Ø Ética Geral e Profissional do Especialista e do Filósofo Clínico
  • Ø Uma ética sem moral.
  • Ø Alteridade clínica: relativismo e subjetivismo moral?
  • Ø Estatuto do Filósofo Clínico e do Especialista em Filosofia Clínica.
Aula 18
26/JUL/14
  • Ø Panorama da Literatura Técnica em Filosofia Clínica
  • Ø Análise comentada de livros publicados sobre Filosofia Clínica.
  • Ø Críticas e metacríticas.
Aula 19
OUT/ON-LINE
  • Ø Noções introdutórias de Farmacologia e Filosofia Clínica
  • Ø Entrega dos artigos de Filosofia Clínica.

BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA DE FILOSOFIA CLÍNICA
____ Estatuto e Código de Ética do Filósofo Clínico e do Especialista em Filosofia Clínica. Porto Alegre: Registro Especial de Títulos e Documentos, 9º Tabelionato. Disponível em: <http://www.filosofiaclinica.com.br>. Acesso em: 27 mar. 2004.
AIUB, Mônica. Como ler a Filosofia Clínica. São Paulo: Paulus, 2010.
____ Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de Janeiro: WAK, 2009.
____ Filosofia Clínica e Educação – a atuação do filósofo no cotidiano escolar. Editora. Rio de Janeiro: Walk, 2005.
____ Sensorial e Abstrato. São Paulo: Apafic, 2000.
____ Para entender Filosofia Clínica: o apaixonante exercício do filosofar. Rio de Janeiro: Walk, 2004.
ANDRADE E SILVA, Mariluze Ferreira. Filosofia para filósofos clínicos – 1. Os métodos. São João del Rei/MG: Editoração própria, 2007.
CARVALHO, José Maurício de Carvalho. Estudos de Filosofia Clínica. Uma abordagem fenomenológica. Curitiba: Ibpex, 2008.
____ Filosofia Clínica. Estudos de Fundamentação. São João Del-Rei: UFSJ, 2005.
____ Fundamentos de filosofia clínica. S. J. del-Rei: UFSJ, 2005.
DANTAS, Claus e Faraday. Terapia em Filosofia Clínica – percepções e aprendizagem. Fortaleza: Editora Fortaleza, 2004.
GOYA, Will. A Escuta e o Silêncio: lições do diálogo na filosofia clínica. 2ª. ed. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.
PACKTER, Lúcio. Filosofia Clínica – a filosofia no hospital e no consultório. São Paulo: All Print, 2008.
____ Ana e o Dr. Finkelstein. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2006.
____ Armadilhas Conceituais. Florianópolis: Garapuvu, 2003.
____ Cadernos: especialização em filosofia clínica (de A até R). Porto Alegre: Instituto Packter, [(s.d.)].
____ Buscas: caminhos existenciais. Florianópolis: Garapuvu, 2004.
____ Passeando pela vida: lições de filosofia. Florianópolis: Garapuvu, 1999.
____ Sinais. São Paulo: All Print Editora, 2005.
____ Filosofia clínica: propedêutica. 3. ed. Tradução de Geneci Bett. Florianópolis: Garapuvu, 2001.
____ Semiose: aspectos traduzíveis em clínica. Edição e revisão final de Alex Mourão.
PARDAL, Mário Luz. Filosofia como terapia – uma introdução ao estudo da filosofia clínica. Campinas: Editora Centro de Filosofia Clínica Campinas, 2001.
PEDROSA, Rose. Vocabulário técnico da filosofia clínica. Fortaleza/CE: Editora Penso Cidade, 2009.
STRASSBURGER, Hélio. Filosofia Clínica – diálogos com a lógica dos excessos. Rio de Janeiro: Editora: E-papers, 2009.
____ Filosofia Clínica – poéticas da singularidade. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2007.
____ Pérolas imperfeitas: apontamentos sobre a lógica improvável / Hélio Strassburger. Porto Alegre: Sulina, 2012.
TRIPICCHIO, Adalberto T. e Ana Cecília. A Filosofia Clínica e as psicoterapias fenomenológicas. São Paulo: Apafic, 2000.
Acesse de seu celular smartphone!
O site da Anfic adapta-se facilmente desde telas grandes (por ex.: TVs FullHD) até as mais pequenas como tablets e smartphones.
Copyright © 2013 - Filosofia Clínica - ANFIC - Webdesign por IlhaLab


iSSO também:


Evento
ocal do Evento:
Descrição:
O Café Filosófico é um evento que ocorre duas vezes por mês, aberto ao público, e que tem por objetivo promover discussões e debates de temas filosóficos associados ao dia-a-dia, como violência, amor, ética, depressão, entre outros. Neste encontro no Bolshoi, o tema será O QUE É A FELICIDADE? DOS FILÓSOFOS GREGOS AOS MODERNOS. Com participação dos professores Will Goya - direção e apresentação, filósofo clínico, mestre, terapeuta, conferencista e professor titular da especialização em filosofia clínica (Goiânia e Brasília); Prof. Anderson Borges. Filósofo, mestre e doutor em Filosofia (USP). Docente na Faculdade de Filosofia da UFG
Redes Sociais do evento:
n.i.
Status:
Confirmado
Início:
28/04/2013
Fim:
Data diferenciada:
Classificação:
n.i.
Valor do Ingresso:
n.i.
Pontos de Venda:
n.i.
Atrações:
INTEGRANTES

Prof. Will Goya
Prof. Anderson Borges
Outras Informações:
n.i.


Nenhum comentário: